O Grêmio está em busca de novos jogadores para compor o elenco do técnico Renato Portaluppi. Um dos nomes especulados para reforçar o Tricolor foi o de Soteldo. No entanto, nesta sexta-feira (16), o Santos exerceu a compra do venezuelano junto ao Tigres, do México.

O jogador estava emprestado ao clube paulista pelos mexicanos até o mês de julho deste ano e assinou um novo contrato válido por quatro anos. O Peixe parcelou o montante, R$ 20 milhões, em quatro parcelas

"O Santos Futebol Clube exerceu o direito de compra de 50% do passe do atacante Soteldo junto ao Tigres, do México, no dia 15. Quando retornar da seleção venezuelana, o jogador assina novo contrato definitivo, por quatro anos, até 30 de junho de 2027", escreveu o clube.

Na última quinta-feira (15), em entrevista concedida à Copero TV, o vice-presidente de futebol gremista, Paulo Caleffi, garantiu que não havia nenhuma negociação pelo jogador do Santos.

"Não existiu contato por Soteldo. Pelo que eu sei, lendo alguns noticiários de São Paulo, o Santos tem a preferência para comprar o jogador. Por uma questão ética, creio que o clube mexicano não conversaria com outro time até que o prazo do Santos se encerre", disse.

Iturbe

A primeira contratação do Grêmio na próxima janela de transferências, que abre dia 3 de julho, será o argentino naturalizado paraguaio Juan Manuel Iturbe. O atleta de 30 anos tem vínculo com os gregos do Aris, da Grécia, até o dia 30 de junho.

O Tricolor e o meia-atacante chegaram a um acordo. Iturbe firmará contrato de um ano e meio, até o final de 2024, com o Grêmio e terá salário de R$ 210 mil líquidos em 2023. Se atingir uma cláusula de produtividade, renova até dezembro de 2025.