Em busca de reforços para o restante da temporada, o Grêmio anunciou nesta quinta-feira (27) o retorno do meia-atacante Luan, de 30 anos. O jogador encaminhou a rescisão de contrato com o Corinthians e assinará com o Imortal após exames médicos.

Ídolo da torcida gremista, o Rei da América de 2017 chega em Porto Alegre nesta quinta. Depois de aprovado nas avaliações físicas, serão encaminhados os trâmites necessários para a assinatura de contrato com o Grêmio, até dezembro de 2023.

Vendido ao Corinthians no final de 2020 por 5 milhões de euros (R$ 22,85 milhões), o jogador tinha contrato com o time paulista até dezembro deste ano. No entanto, o ídolo gremista estava totalmente fora dos planos do clube.

Nota oficial

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que chegou a um acordo com o atacante Luan para o seu retorno ao Clube. O atleta de 30 anos chega a Porto Alegre nesta quinta-feira, 27, para a realização dos exames médicos. Depois de aprovados, serão encaminhados os trâmites necessários para a assinatura de contrato com o Grêmio, até dezembro de 2023.

Luan iniciou na base gremista em 2013, antes de ser absorvido pela equipe profissional, onde permaneceu até 2019. Em sua trajetória no Tricolor, fez parte das campanhas vitoriosas do Pentacampeonato da Copa do Brasil 2016, do Tri da Libertadores em 2017, quando foi eleito Rei da América, do Bi da Recopa Sulamericana em 2018, entre outras conquistas. Foram ao todo 293 jogos com 77 gols marcados.

A previsão de chegada de Luan à capital gaúcha é as 13h30, com saída pela Doca 1, após o ponto de táxi do desembarque.

Luan pelo Grêmio

Contratado junto ao Catanduvense-SP em 2013, o jovem atacante chegou ao Grêmio para atuar nas categorias de base do clube. A temporada de 2024 foi a primeira de Luan como profissional. E o jogador foi vice-artilheiro gremista com nove gols, apenas atrás de Hernán Barcos, com 20 bolas na rede.

Sob o comando de Luiz Felipe Scolari e Roger Machado, o atacante ganhou protagonismo em Porto Alegre. Em 2015, participou de 58 partidas e marcou 18 gols, sendo o artilheiro do Grêmio.

Em 2016, Luan cravou o seu nome como um dos maiores da história gremista. Novamente o maior goleador do Tricolor, com 12 ao lado de Pedro Rocha, Luan foi importante na campanha do hexacampeonato da Copa do Brasil.

Mas foi em 2017 que o camisa 7 entrou no ranqueamento dos torcedores como jogadores históricos do Grêmio. Na final da Copa Libertadores, contra o Lanús, o Imortal venceu por 2 a 1 na Argentina. Luan marcou o segundo gol driblando toda a defesa da equipe argentina. O atacante marcou 8 gols e foi eleito o craque do torneio e posteriormente Rei da América pelo Jornal El País do Uruguai.

O melhor jogador do continente sul-americano, Luan participou do título do Campeonato Gaúcho e do bi da Recopa Sul-Americana em 2018. Após um 2019 conturbado, com lesões e figurando na equipe reserva, Luan foi negociado com o Corinthians. O Grêmio anunciou a venda de 50% dos direitos econômicos do atacante por 5 milhões de euros (R$ 22,85 milhões).

Em quatro temporadas em São Paulo, esteve em campo em 78 jogos, com apenas nove gols. Em 2022, foi emprestado ao Santos para tentar recuperar espaço. Luan não joga pelo Corinthians desde 19 de fevereiro de 2022.

Com a camisa do Grêmio

  • 293 Jogos
  • 77 Gols
  • 6 Títulos (Copa do Brasil, Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana, Recopa Gaúcha e dois Campeonatos Gaúchos).