Nova contratação do Grêmio, o goleiro Rafael Cabral, do Cruzeiro, desembarca em Porto Alegre para disputar posição com os contestados Agustín Marchesín e Caíque. O terceiro reserva Gabriel Grando atuará na Raposa por empréstimo.

Desde a saída do ídolo gremista Marcelo Grohe para o futebol da Arábia Saudita em dezembro de 2018, o Tricolor enfrenta dificuldades para encontrar um goleiro. Além de Rafael, Julio César, Vanderlei, Caíque e Marchesín foram contratados e não corresponderam às expectativas depositadas.

Crias das categorias de base do Grêmio também receberam oportunidades na meta gremista e não passaram a confiança que o campeão da Libertadores de 2017 transmitia em campo. Brenno, Gabriel Grando e Adriel, todos emprestados, foram considerados insuficientes.

GOLEIRO PARTIDAS GOLS SOFRIDOS
Marchesín 11 13
Caíque 13 11
Vanderlei 59 55
Júlio César 14 14
Brenno 82 129
Adriel 15 7
Gabriel Grando 88 106

Rafael Cabral

Contratado pelo Cruzeiro em 2022, para substituir o ídolo cruzeirense Fábio, Rafael Cabral foi um dos grandes nomes da Raposa no título da Série B, que terminou com a melhor defesa da competição. No Brasileirão de 2023, o jogador de 33 anos foi o goleiro do sistema defensivo menos vazado, sofrendo apenas 32 gols.

Sem clima com a torcida do clube mineiro após diversas falhas, Rafael, ausente dos últimos três jogos do Cruzeiro, pediu para ser negociado. O atleta chega ao Grêmio por empréstimo até o fim do ano, com opção de compra. Gabriel Grando desembarca na Toca da Raposa com os mesmos moldes.