A sequência de 6 derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro ligou o sinal de alerta nos bastidores do Grêmio. Ocupando a 19ª posição na tabela, com apenas 6 pontos conquistados e com aproveitamento de preocupantes 22,2% de aproveitamento na competição, o tricolor enfrenta seu pior momento na temporada.

O revés no clássico Gre-Nal por 1x0 foi o estopim de uma forte cobrança, que partiu do técnico Renato Portaluppi para os dirigentes gremistas. De acordo com informação divulgada pelo jornailsta João Batista Filho, Renato deu um ultimato aos integrantes do departamento de futebol do clube.

A principal exigência foi pela contratação de reforços de impacto. Mesmo que a situação financeira vivida pelo Grêmio seja delicada e que o poderio financeiro esteja longe dos principais concorrentes no país, Renato evidenciou que o nível técnico do elenco precisa subir consideravelmente.

Grêmio muda direção para se recuperar na temporada

A exigência feita pelo técnico gremista parte do ponto que, caso não seja possível efetuar contratações a nível de titularidade, colocará o cargo à disposição. O objetivo é criar um clima de maior cobrança pela melhora no nível das opções no elenco para o 2º semestre, que além do Brasileirão terá as fases finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América.

Ainda nos corredores do estádio Couto Pereira, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, declarou que o Grêmio contratará um centroavante, além de outros nomes para posições que também necessitam de reforços.

A janela de transferências abre oficialmente no dia 10 de julho e se estende até o dia 2 de setembro. O planejamento inicial apontava que o foco do clube seria pela chegada de jogadores livres no mercado, ou seja, que não demandariam custo de compra.

Bastidores do Grêmio são marcados por cobranças de Renato por contratações. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Bastidores do Grêmio são marcados por cobranças de Renato por contratações. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

A questão salarial neste momento não é um problema tendo em vista que, além da permissão no início deste ano para maiores gastos, as saídas de JP Galvão e Lucas Besozzi representam uma redução superior a R$1,2 milhão mensais.

Para a temporada 2024, o Grêmio já efetuou 11 contratações:

  • Marchesín;
  • Rafael Cabral;
  • Mayk;
  • Rodrigo Caio;
  • Jemerson;
  • Dodi;
  • Edenílson;
  • Du Queiroz;
  • Soteldo;
  • Pavón;
  • Diego Costa

Carlos Vinicius segue na pauta gremista

Com a lesão de Diego Costa, que deve retornar aos gramados apenas em agosto, e o fim do empréstimo de JP Galvão, o Grêmio está no mercado em busca de outro centroavante. O nome que mais interessa aos dirigentes gremistas é Carlos Vinicius, de 29 anos e que está no Fulham, da Inglaterra.

O tricolor deve enfrentar a concorrência do Palmeiras nas negociações, além do interesse de outros clubes do exterior. Esta é a 3ª vez que a direção do Grêmio manifesta desejo de contar com o atacante, que na atual temporada europeia atuou por empréstimo pelo Galatasaray, da Turquia.