O Grêmio anunciou, na tarde do último domingo (14), a contratação do meia colombiano Miguel Monsalve, de apenas 20 anos de idade. O jogador, revelado pelo Independiente Medellín, vinha sendo monitorado pelo clube desde a disputa da Copa do Mundo sub-20, realizada em 2023, na Argentina.

Contratado com a função de ser uma opção de bom nível para Franco Cristaldo, o atleta é uma aposta também a longo prazo, principalmente pela idade e potencial. A ideia é que o meia entregue rendimento esportivo e também, em caso de protagonismo, gerar uma grande venda nos próximos anos.

Os valores da contratação de Miguel Monsalve

Para acertar a chegada de Miguel Monsalve, o Grêmio desembolsou cerca de 2.5 milhões de dólares (R$ 13,6 milhões) por 50% dos direitos econômicos do atleta. O Independiente Medellín permaneceu com parte do passe do jogador visando uma futura negociação.

Miguel Monsalve é o novo reforço do Grêmio. (Foto: Independiente Medellín / Divulgação)
Miguel Monsalve é o novo reforço do Grêmio. (Foto: Independiente Medellín / Divulgação)
Monsalve se destaca principalmente por sua personalidade, tendo em vista que era capitão do seu time em diversas oportunidades. Até 2022, quando completou 18 anos, realizou algumas partidas no time profissional e sua estreia aconteceu em 2020, com 16 anos.

Na atual temporada, foram 20 jogos disputados, com 3 gols marcados e 3 assistências. Na carreira, são 75 jogos por clubes, com 9 gols e 8 assistências. Pela categoria sub-20 da seleção colombiana, foram 16 partidas e 3 gols marcados.

De acordo com o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum, o jogador não deve ser inscrito antes da partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Entretanto, sua utilização nas próximas semanas dependerá apenas do técnico Renato Portaluppi e da preparação física.

Na atual janela de transferências, o tricolor já anunciou as chegadas de Rodrigo Caio, Jemerson e Alexander Aravena. O clube ainda trabalha nos últimos detalhes da transferência de Matías Arezo, centroavante uruguaio de 21 anos e que atua no Granada, da Espanha.