O Grêmio anunciou, na noite de segunda-feira (22), a contratação de mais um jogador para a temporada. Trata-se do centroavante dinamarquês Martin Braitwhaite, de 33 anos e que estava livre no mercado após rescindir contrato com o Espanyol. Esta foi a 15ª contratação gremista em 2024.

Sua chegada faz parte de um objetivo da direção gremista para o 2º semestre deste ano, que é de aumentar o número de opções no setor ofensivo para o técnico Renato Portaluppi. Por isso, o clube entendeu que seria necessária a chegada de mais um jogador para a posição, já que o uruguaio Matías Arezo, de apenas 21 anos, também desembarcou em Porto Alegre.

Entretanto, para acertar a chegada de Braitwhaite, o Grêmio precisou apresentar uma proposta robusta. O jogador também teve negociação avançada com o Olympiacos, da Grécia, e recusou após receber novos contatos do tricolor. Confira abaixo os detalhes já revelados sobre a oferta gremista que foi aceita pelo atleta e seu staff.

Braitwhaite é o 1º jogador dinamarquês a atuar pelo Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Braitwhaite é o 1º jogador dinamarquês a atuar pelo Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Braitwhaite terá o maior salário do elenco do Grêmio

Com a saída de JP Galvão, Braitwhaite ocupará o posto de maior salário do time gremista. O Grêmio não divulga oficialmente os valores pagos, mas a informação de bastidor dá conta de que seus vencimentos mensais serão de aproximadamente R$1 milhão. O clube não contará com a ajuda de investidores para bancar seu salário.

A tendência é de que o vínculo do jogador com o Grêmio tenha duração até dezembro de 2025. Este foi um fator diferencial nas negociações, tendo em vista que os demais clubes interessados no atleta estavam dispostos a oferecer apenas 1 ano de contrato.

Na última temporada europeia, o atacante dinamarquês marcou 22 gols e deu 3 assistências em 45 jogos atuando pelo Espanyol, na 2ª divisão de La Liga. Em seu currículo, constam participações em duas edições da Copa do Mundo (2018 e 2022), além de ser titular de sua seleção na disputa da Eurocopa de 2020.

Aos 33 anos, Braitwhaite chega com status de "coringa", podendo atuar em mais de uma posição no setor ofensivo. Atualmente, o Grêmio conta com as seguintes opções para o seu ataque:

  • Gustavo Nunes;
  • Nathan Fernandes;
  • Everton Galdino;
  • Cristian Pavón;
  • Matías Arezo;
  • Diego Costa;
  • Alexander Aravena;
  • Soteldo