Restam poucas horas para que o atacante dinamarquês Martin Braithwaite, novo reforço gremista, tenha condição legal de atuar pelo seu novo clube. Na manhã desta quarta-feira (31), o Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou no Diário Oficial da União a emissão do Visto de Trabalho para o atleta de 33 anos.

Esta era a última documentação necessária para a inscrição do jogador seja realizada no BID (Boltem Informativo Diário) da CBF. Somente após esta última etapa, Braithwaite terá condição legal de atuar pelo Grêmio. A tendência é de que a pendência seja resolvida já nas próximas horas.

Braithwaite está fora das oitavas de final da Copa do Brasil

A partir do momento que tiver seu nome publicado no BID, Braithwaite terá condições de atuar pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro e nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Entretanto, não poderá entrar em campo na fase e oitavas de final da Copa do Brasil, tendo em vista que, por conta do regulamento do torneio, o jogador precisaria ser inscrito em até 24 horas antes do início de cada fase.

Já para inscrição no Campeonato Brasileiro, é necessário que o jogador esteja no BID em até 24 horas antes de determinada partida ou, se o jogo acontecer em um domingo, a inscrição pode ser feita até as 19h da sexta-feira anterior. Com isso, o atleta estará com sua situação regularizada para o jogo contra o Athletico no domingo (4), às 16h, na Ligga Arena.

Martin Braithwaite está muito próximo de estrear pelo Grêmio. (Foto: RCD Espanyol / Divulgação)
Martin Braithwaite está muito próximo de estrear pelo Grêmio. (Foto: RCD Espanyol / Divulgação)

Por fim, existe a situação envolvendo sua presença entre os inscritos para a Libertadores. O clube pode fazer 5 trocas na lista visando as oitavas de final e o prazo limite é o dia 9 de agosto. Existe a possibilidade de novas trocas para as fases seguintes do torneio.

Braithwaite ainda não está realizando treinos com o restante do grupo de jogadores. Desde que chegou ao clube, o jogador realiza treinos individuais físicos no CT Luiz Carvalho. As avaliações feitas internamente são de que as suas condições físicas são muito boas e a possibilidade de atuar em um curto prazo é muito possível.

O atacante dinamarquês assinou contrato até julho de 2026 e terá o maior salário fixo entre os jogadores do Grêmio. Além dele, o tricolor acertou as chegadas de Jemerson, Rodrigo Caio, Alexander Aravena, Matías Arezo e Miguel Monsalve nesta janela de transferências.