Neste domingo (1), a Arena do Grêmio voltará a receber jogos após mais de 4 meses. A partida entre Grêmio e Atlético-MG, que acontecerá às 11h e que será válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o evento que marca o retorno das atividades do estádio, que terá capacidade reduzida e diversas restrições para o funcionamento de toda a estrutura.

Todas as questões foram decididas após alguns encontros entre a direção do Grêmio e a administração da Arena. Em questões que influenciam vários locais do estádio, já foi estabelecida uma programação de serviço e atendimento aos clubes, veículos de imprensa e torcedores.

Os detalhes da operação de reabertura da Arena

Primeiramente, as restrições impostas foram sobre a capacidade de público para a realização do jogo. Para este primeiro evento, foi definido que a estrutura disponível poderá receber 12,7 mil torcedores. Apenas 3 setores estarão abertos: A Arquibancada Norte, o Gramado Leste e Gramado Sul.

A quantidade de ingressos por setor ficou definida da seguinte maneira:

  • Arquibancada Norte: 7.000 lugares
  • Gramado Leste: 5.000 lugares
  • Gramado Sul (torcida visitante): 700 lugares

Por conta da dificuldade de abastecimento da rede elétrica, apenas o anel inferior do estádio estará disponível, mesmo que de forma parcial. Os veículos de imprensa, por exemplo, terão espaço de trabalho no setor Gramado Oeste.

As cabines de rádio e televisão, além dos elevadores, ainda estarão fechadas. Ainda não existe previsão exata de quando a capacidade da Arena será ampliada.

Arena terá operação especial para reabertura após as enchentes. (Foto: M3 Mídia)
Arena terá operação especial para reabertura após as enchentes. (Foto: M3 Mídia)

Problemas com conexão de internet e telefone

Nos últimos dias, a administração da Arena divulgou alguns comunicados atentando para problemas de conexão aos torcedores. O Humaitá, bairro onde está localizada a Arena, ainda apresenta problemas consideráveis em todos os sentidos, e a comunicação ainda está bastante afetada.

Já foi direcionado inclusive um pedido para os veículos de comunicação que trabalharão na partida para que tenham uma conexão própria de internet para as suas operações. Haverá um link com capacidade de 1gb no estádio e que pode apresentar oscilações.

Auditório do estádio ainda comprometido

Outra modificação que será feita para esta partida é na realização da entrevista coletiva com o técnico Renato Portaluppi. Como o auditório ainda não foi totalmente reformado, o evento acontecerá em um local improvisado, que ficará próximo ao local onde as equipes entram no estádio.

Também não há previsão para quando a sala de imprensa estará totalmente restaurada para uso dos jornalistas e demais presentes.

De acordo com informações nos bastidores do Grêmio, existe uma projeção otimista para que em, no máximo 60 dias, a Arena tenha possibilidade real de receber maior público e que os anéis superiores do estádio já estejam totalmente restaurados e disponíveis para receber torcedores.

O maior problema neste momento é a rede elétrica. A subestação, que fica ao lado do estádio, ainda está em fase de recuperação e até mesmo os refletores do estádio precisarão ser trocados. Até lá, partidas no estádio acontecerão apenas às 11h.