A tarde desta segunda-feira (9) foi marcada por uma despedida do torcedor do Grêmio. Após uma reunião com o presidente Alberto Guerra, o técnico Renato Portaluppi pediu para deixar o clube e com isso, não terá seu contrato renovado para o próximo ano. O treinador estava em sua 4ª passagem pelo tricolor, que iniciou em setembro de 2022.

Ainda no início da tarde, antes de se deslocar para um compromisso pessoal, Renato atendeu alguns veículos de imprensa que estavam presentes na recepção do hotel que residia durante todo o tempo que esteve em Porto Alegre. Ali, Renato falou brevemente sobre sua decisão e não quis dar pistas sobre o que fará no futuro, revelando apenas que pretende descansar junto à sua família.

Entretanto, o maior ídolo da história do Grêmio fez um longo pronunciamento através de sua conta oficial no Instagram. Emocionado, Renato agradeceu e expressou seu amor pelo clube.

Renato se emociona em vídeo de despedida do Grêmio

Por cerca de 4 minutos, Renato optou por somente agradecer ao torcedor do Grêmio, aos membros da atual direção e também ao grupo de jogadores. Segundo o treinador, que assumiu a responsabilidade pelos problemas que o clube enfrentou nesta temporada, as decisões foram tomadas pensando no melhor para o Grêmio.

Confira abaixo o vídeo completo:

Renato encerrou sua 4ª passagem como técnico do Grêmio. Desde setembro de 2022, foram 136 jogos, com 69 vitórias, 29 empates e 38 derrotas, configurando aproveitamento de 57,8%.

Foram 2 títulos do Campeonato Gaúcho, além do vice-campeonato brasileiro no ano de 2023. Entretanto, nesta temporada, as eliminações nas oitavas de final da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, diante de Fluminense e Corinthians, respectivamente, aumentou a pressão sobre o seu trabalho e de sua comissão técnica.

Renato também ostenta o posto de treinador com mais jogos na história do Grêmio, com 542 jogos sob o comando da equipe. Seus principais títulos como treinador gremista foram a Copa do Brasil de 2016 e a Copa Libertadores da América de 2017, além da Recopa Sul-Americana de 2018.