A permanência ou não do meia-atacante Soteldo no Grêmio é, neste momento, a principal pauta da direção tricolor no que se refere aos jogadores do atual elenco com situação indefinida. O meia-atacante venezuelano, que estava emprestado pelo Santos até o fim do Campeonato Brasileiro, foi um pedido do técnico Renato Portaluppi, que não seguirá no clube para o ano de 2025.

Nos últimos dias, a primeira movimentação oficial do Grêmio aconteceu. De acordo com informação divulgada primeiramente pelo jornalista Geison Lisboa, da Rádio Gaúcha, o tricolor avisou que não terá condições financeiras para cumprir o valor estipulado na opção de compra: 5 milhões de dólares (R$ 29,6 milhões na cotação atual). A partir de agora, alguns cenários são cogitados entre as partes.

Grêmio aumenta indefinição sobre situação de Soteldo

Diante do anúncio da decisão, Santos e Grêmio analisam qual será o desfecho envolvendo este jogador. Pelo lado do clube paulista, o plano é esperar até que a preferência do tricolor se encerre, no dia 31 de dezembro. A partir disso, a ideia é iniciar negociações efetivas com outros interessados.

Além disso, o Peixe também está no mercado por um novo técnico. A avaliação do novo comandante pode mudar a trajetória de Soteldo e uma permanência na Vila Belmiro não está totalmente descartada.

Já pelo lado do Grêmio, a avaliação do novo treinador também será essencial. Por isso, o clube não pretende apresentar uma proposta oficial antes de saber se o novo técnico gremista quer contar com o camisa 7 ou não.

Soteldo pode não permanecer no Grêmio para 2025. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Soteldo pode não permanecer no Grêmio para 2025. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Caso a opinião do novo comandante seja por contar com o jogador, a tendência é de que o Grêmio faça uma oferta com uma compensação financeira menor, além de disponibilizar jogadores do atual elenco para fazer uma composição.

Pelo desempenho individual de Soteldo no Grêmio e na seleção venezuelana, a direção do Santos entende que o atleta se valorizou e com isso, espera receber assédio de clubes do Brasil e do exterior. Entretanto, até o momento não houve movimentação oficial.