O Grêmio trabalha no mercado em busca de reforços para o elenco comandado pelo técnico Gustavo Quinteros. E um dos nomes que estão próximos de um anúncio oficial por parte do tricolor é o lateral-esquerdo Lucas Esteves, de 24 anos de idade e que possui contrato vigente com o Vitória até dezembro deste ano.

Entretanto, sua transferência ao tricolor gaúcho está paralisada por conta de uma grande polêmica e que terá desfecho no CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), órgão criado pela CBF para tratar de divergências contratuais ou infrações cometidas por clubes com os seus acordos concluídos.

Lucas Esteves entrou com uma ação contra o Vitória alegando possuir em seu contrato uma cláusula inválida e que impossibilitaria sua ida ao Grêmio. Por isso, a situação será debatida judicialmente.

Lucas Esteves tem data marcada para julgamento na CBF

Por conta da inclusão do status de tutela de urgência, a questão será tratada antes do previsto. Por isso, o julgamento do caso será realizado na terça-feira (4), onde será tomada uma decisão que terá validade até o julgamento oficial do caso, ainda sem uma data definida.

Primeiramente, a audiência tem o intuito de que as partes cheguem a um acordo sobre a situação, sem a necessidade de envolvimento da corte. Caso a divergência sobre o caso permaneça, o caso será analisado pelos responsáveis e a partir disso, será tomada uma decisão por parte do CNRD.

A cláusula no contrato do jogador que será debatida é a que envolve a possibilidade de anulação do pagamento da multa rescisória estabelecida em contrato mediante pagamento de uma compensação diretamente ao jogador.

No contrato, caso algum clube efetuasse o pagamento da multa rescisória, o Vitória teria o direito de devolver o pagamento ao clube interessado e permanecer com o jogador mediante uma indenização de 100 mil dólares pagos diretamente na conta do atleta.

O Grêmio e o atleta estão otimistas para que a decisão seja favorável para a saída do Vitória, por entenderem que a cláusula colocada em contrato seria abusiva e contra a atual legislação. Entretanto, enquanto a CBF não decidir oficialmente sobre o tema, o anúncio oficial da contratação não pode ser feito.

Enquanto não sai a decisão, Lucas Esteves está em São Paulo com sua família e aguardando o comunicado sobre sua permanência no Vitória ou sobre sua autorização para se apresentar ao Grêmio. Caso o jogador de fato seja contratado pelo tricolor, seu contrato será de 3 temporadas.