Na manhã desta quarta-feira (5), o staff do Grêmio recebeu a chegada de mais um reforço do clube para a temporada. O atacante belga Francis Amuzu, de 25 anos de idade e que estava no Anderlecht, desembarcou em Porto Alegre para a realização de exames médicos e assinatura de contrato com o clube. Seu vínculo com o tricolor deve ser de duas temporadas, ou seja, até dezembro de 2026.

A chegada de Amuzu ao Brasil se deu após algumas conexões. Ainda na tarde de ontem, o jogador partiu de Bruxelas, na Bélgica, para Madrid, capital da Espanha. Posteriormente, viajou até São Paulo e somente após todo esse processo, embarcou para Porto Alegre.

Sua chegada em Porto Alegre aconteceu às 10h43, mas a saída do aeroporto Salgado Filho aconteceu somente por volta de 11h20. Ao lado de sua esposa e amigos, Amuzu rapidamente entrou em uma van reservada pelo Grêmio para completar os processos pendentes.

Os valores envolvidos na contratação de Francis Amuzu pelo Grêmio

Para acertar a compra de Francis Amuzu, o Grêmio pagará um valor de aproximadamente 1.2 milhão de euros (R$ 7 milhões na cotação atual) pela transferência. O valor é líquido para o clube belga.

Já para o jogador, foi acertado um valor anual de salários de aproximadamente 2 milhões de euros (R$ 12 milhões). Com isso, Amuzu será um dos jogadores mais bem pagos do atual elenco gremista.

Antes de aceitar a proposta do Grêmio, Amuzu recebeu sondagens do Napoli, da Itália, e do Paris FC, clube da 2ª divisão da França. Entretanto, as conversas não avançaram e o acordo com o tricolor gaúcho avançou.

Além de Amuzu, o Grêmio busca acertar a chegada de mais um atacante. O uruguaio Cristian Olivera, de 22 anos de idade e que atua pelo LAFC, é o principal alvo neste momento, mas existem diferenças importantes no quesito financeiro. As partes ainda seguem negociando em busca de um acordo.