Contratado no início de 2023 para ser um dos principais nomes do Grêmio, o meia Franco Cristaldo ganha cada vez mais protagonismo no elenco tricolor. Com a saída de Luis Suárez, coube ao argentino a responsabilidade de ser a referência técnica do time comandado pelo técnico Renato Portaluppi.

Eleito o melhor meia do Campeonato Argentino em 2022, Cristaldo desembarcou em Porto Alegre com o status de maior compra da história gremista. Para convencer o Huracán, da Argentina, a liberar o atleta, o Grêmio precisou desembolsar 4.5 milhões de dólares (R$ 24 milhões na cotação da época).

O excelente desempenho em 2023 rendeu o primeiro reconhecimento. Para esta temporada, o jogador recebeu a camisa 10 do clube, anteriormente usada pelo atacante Ferreira, que foi vendido para o São Paulo.

O salário e o contrato de Cristaldo no Grêmio

Cristaldo assinou contrato com o Grêmio até dezembro de 2026. Além disso, seu salário é de aproximadamente 60 mil dólares (R$ 292 mil na cotação atual), ocupando patamar intermediário em relação ao restante do elenco gremista.

Cristaldo se tornou um dos destaques do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Cristaldo se tornou um dos destaques do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Por conta do ótimo desempenho apresentado e o patamar salarial abaixo da sua importância para o time, a direção gremista já iniciou conversas com o staff do atleta para discutir uma renovação de contrato. A ideia também é conceder uma importante valorização salarial.

No início deste ano, o clube adotou uma prática parecida com o volante Villasanti, que teve seu salário duplicado e vínculo estendido até dezembro de 2027. A prática também tem como objetivo afastar um possível assédio de clubes do exterior.

Nesta temporada, Cristaldo é o artilheiro do time. Já são 10 gols marcados, além de 4 assistências concedidas. Desde que chegou ao clube, o meia conquistou duas edições do Campeonato Gaúcho (2023 e 2024), além da Recopa Gaúcha de 2023.