No último sábado (25), horas antes da decisão contra o Ypiranga, a torcida do Grêmio foi surpreendida com a notícia que o clube estava impedido de inscrever novos reforços, por conta de uma dívida na contratação do volante Villasanti. A informação foi divulgada primeiramente pela Rádio Gaúcha.

O Tricolor sofreu o chamado transferban devido ao não cumprimento de contrato com o Cerro Porteño na contratação do volante. Assim, o time paraguaio acionou a FIFA para cobrar a dívida.

Nessa segunda-feira (27) o pagamento foi feito e o clube deu início ao processo para derrubar o transferban, segundo informação do jornalista, Saimon Bianchini.

Valor da Dívida era de R$ 5 milhões

O valor cobrado pelo Cerro Porteño era de cerca de R$ 5 milhões, contando juros. O Grêmio foi notificado da dívida no dia 6 de março e desde então começou os movimentos para resolver a pendência o quanto antes.

Nessa segunda-feira então o Grêmio quitou a dívida e iniciou o processo para derrubar o transferban. O transferban impede que o clube registre novos atletas. Agora com a dívida paga, o clube espera que a punição seja reconsiderada o mais breve possível.

Villasanti está na seleção

Atualmente, o volante está defendendo a seleção Paraguaia, mas retorna ao clube nessa semana e ficará disponível para atuar nos jogos das finais do campeonato Gaúcho. O jogador foi um dos desfalques da equipe na partida de volta da semifinal contra o Ypiranga, confronto em que o Grêmio garantiu a vaga na final do estadual.

Villasanti tem contrato com o Grêmio até o final de 2024 e chegou ao clube em agosto de 2021.

O Grêmio enfrenta o Caxias na final do Gauchâo nos dias 01 e 08 de abril, com o primeiro jogo no Centenário em Caxias e o segundo na Arena em Porto Alegre. O horário de ambas as partidas está marcado para às 16h30.