Na tarde desta terça-feira (28), Luis Suárez recebeu a medalha do Mérito Farroupilha e também o título de cidadão de Porto Alegre. O artilheiro do Grêmio fez agradecimento em tom de despedida. Também presente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o presidente gremista Alberto Guerra comentou sobre a situação do uruguaio.
Depois que Luisito recebeu a condecoração dada a pessoas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico ou cultural do estado do Rio Grande do Sul, Guerra destacou que a direção do Tricolor vai tratar com o atacante sobre uma possível permanência apenas após o encerramento do Campeonato Brasileiro.
"A gente está concentrado nesses últimos três jogos que faltam do Brasileirão, temos uma chance pequena, ainda sonhamos com o título ou com uma vaga direta para a Libertadores. Depois disso, vamos discutir todos os contratos (de jogadores) que estão vencendo neste final de ano, inclusive o dele (Suárez). Mas o que a gente pode dizer, de forma oficial, é que a última movimentação sobre a situação do Suárez foi em julho deste ano, que o libera em dezembro."
Confira a fala na íntegra de Luis Suárez:
"Primeiro eu quero agradecer a cada um de vocês, em especial ao povo do Rio Grande do Sul pelo carinho que me tratou desde o primeiro dia. Foi uma confirmação de uma grande decisão que eu tomei, que tomou minha família, de vir para cá, uma cidade, um país, muito querido. O qual sabíamos que iriam nos tratar bem e acredito que desde o primeiro momento o que eu fiz foi desfrutar, desde a primeira partida. Outro dia, como todo mundo viu, eu tento ser um ser humano como qualquer outro, necessito ser pai, necessito ser marido, necessito ser amigo, trato de ser assim e por isso entendo que as pessoas daqui do Rio Grande do Sul me viram dessa forma, de ir ao supermercado, de ir levar meus filhos no colégio, de acompanhar a minha filha na hípica, de matar mosquito, como disseram. Eu não estava matando mosquito, estava falando com meu filho, mas tudo bem. E desfrutar de toda a beleza que tem em Porto Alegre, desfrutamos dos arredores do Rio Grande do Sul, fomos a Gramado. Desfrutamos muito e por isso para nós é um orgulho muito grande e uma dor estar em uma cidade em que faz amigos, nossos filhos fizeram grandes amizades. Foi um momento único que vivi foi fazer gol no clássico, mas fico com o carinho dos torcedores do Grêmio, do Internacional porque eu sei que há uma rivalidade mas eu tirei bastante foto com gente [do Inter] e isso tem que unir o futebol, tem que unir a paixão pelo futebol e tem que ser uma mensagem para a sociedade contra a violência, da torcida do Inter vindo me pedir fotos, isso tem que ser uma linda mensagem. E agradecer a todos, que para mim é um orgulho, um prazer, para minha família também. É uma premiação a todo trabalho e sacrifício de que tentamos ser sempre normais e bom, muito obrigado a todos pelo carinho, e bom nos veremos em breve".