A contratação de Luis Suárez, aliada ao excelente desempenho na estreia, é considerado internamente o grande "produto" do Grêmio para a temporada 2023. Mais do que o potencial de retorno técnico, com gols e boas atuações, o potencial fora das quatro linhas também é sem precedentes.

Desde o anúncio de sua contratação, mais de 9 mil torcedores se associaram ao clube, gerando um aumento de aproximadamente R$500 mil mensais. O planejamento da direção gremista é que a chegada de novos sócios consiga arcar com o custo que o clube se comprometeu a pagar dos salários de Suárez. Vale lembrar que 2 empresas ajudam a dividir os vencimentos, que somam cerca de R$1,8 milhão, com os impostos.

Lucro com venda de camisas oficiais é considerado "pequeno"

Outro sintoma do "efeito Suárez" é o aumento muito grande na venda de produtos oficiais do clube. O último levantamento oficial, feito na primeira semana de 2023, registrou 2.773 novas camisas oficiais vendidas apenas na GrêmioMania com nome e número do atacante.

Os 7 primeiros dias já foram suficientes para superar a venda de camisas de todo o mês de janeiro de 2022, quando foram vendidas pouco mais de 1.800 camisetas oficiais.

Mesmo assim, esta não é considerada uma fonte primordial de receita, e sim uma fonte "auxiliar". Isso porque a margem de lucro sobre cada venda é relativamente baixo: entre 16 e 19% do valor total. A margem varia de acordo com os modelos, tipo de tecido, e outros fatores.

Como dito acima, a grande aposta é no aumento do número de sócios. Por não ser o gestor de seu estádio, o Grêmio não possui arrecadação com bilheteria. O contrato prevê que até 2033, quando será quitado o financiamento, o tricolor não tenha arrecadação, mas também não pague pela manutenção da estrutura.