Após terminar 2023 como vice-campeão brasileiro, a direção do Grêmio foi ao mercado em busca de jogadores com capacidade de se tornar protagonista para os principais desafios de 2024. E um dos reforços trazidos com este status foi o meia venezuelano Soteldo.

Aos 27 anos de idade, Soteldo atuou pelo Santos em 2023. Com o rebaixamento do clube paulista para a série B, o tricolor encontrou condições facilitadas de negociação e contou com a vontade do atleta para obter um desfecho positivo.

O salário e o contrato de Soteldo no Grêmio

Soteldo assinou contrato com o Grêmio por empréstimo até dezembro deste ano. Além disso, se o tricolor estiver satisfeito com o seu desempenho, terá a possibilidade de exercer a opção de compra, fixada no valor de 5,5 milhões de dólares (R$27,2 milhões na cotação atual). Esta quantia seria suficiente para a compra de 50% dos direitos econômicos do atleta.

Soteldo se tornou um dos destaques do time do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação)
Soteldo se tornou um dos destaques do time do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação)

Além disso, seu salário está entre os maiores do atual elenco, tendo vencimentos de aproximadamente R$650 mil mensais. Uma das condições do Santos na negociação foi para o tricolor arcar com a totalidade do valor.

Para acertar com Soteldo, o tricolor precisou vencer a concorrência do Corinthians, que também apresentou proposta por sua contratação. O Boca Juniors, da Argentina, buscou informações, mas não apresentou proposta por conta dos valores envolvidos.

O contrato definitivo de Soteldo com o Santos tem duração até junho de 2027. Pelo Peixe, foram 144 jogos, com 21 gols marcados. Foi vice-campeão da Copa Libertadores da América no ano de 2020. Nesta temporada, Soteldo já ajudou o Grêmio a conquistar a edição 2024 do Campeonato Gaúcho.