Na última terça-feira (23), o Grêmio venceu o Estudiantes de La Plata por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Por outro lado, fora das quatro linhas, uma situação negativa chamou a atenção dos torcedores.

Nas redes sociais, percebe-se imagens que mostram torcedores do clube argentino fazendo gestos racistas à torcida gremista. Os vídeos mostram com nitidez pessoas se dirigindo ao local reservado para os tricolores fazendo imitações de macaco, confira:

Confira a nota oficial do Estudiantes sobre os casos de racismo contra torcedores do Grêmio

"O Estudiantes de La Plata iniciou nesta manhã uma investigação interna e um procedimento administrativo para identificar os indivíduos que cometeram ofensas raciais na partida da última terça-feira à noite contra o Grêmio.

Além da ação que resultará em uma sanção exemplar para os envolvidos, denunciaremos esse comportamento, que viola leis e convênios internacionais, no sistema de justiça criminal. Disponibilizaremos todas as evidências obtidas para a investigação. Ao mesmo tempo, avaliaremos a possibilidade de iniciar uma ação civil para que os envolvidos assumam a responsabilidade pelos danos que possam ser causados à nossa instituição.

O clube apoia a campanha da Conmebol "¡Basta de Racismo!" e estamos comprometidos em rejeitar veementemente qualquer ato de racismo como o que ocorreu na noite passada.
Continuaremos nosso trabalho contínuo de conscientização entre nossos associados e torcedores, além de punir aqueles que se desviarem do caminho do respeito e do bom comportamento que nos identifica".